Guia Completo: Uso Correto do Cambão para Reboque de Veículos
Entenda a legislação, as permissões, proibições e multas relacionadas ao uso de cambão para rebocar carros e utilitários.

O cambão é uma barra de reboque rígida e metálica utilizada para conectar dois veículos, permitindo que um puxe o outro. Diferente de cordas ou cabos, ele oferece mais segurança e controle, sendo a única forma permitida por lei para reboque temporário entre veículos automotores (sem contar guinchos profissionais).
Utilizá-lo de forma incorreta não só é perigoso, causando acidentes graves, como também acarreta multas e penalidades. Este guia da PagCar esclarece todas as regras para que você possa usar o cambão com segurança e dentro da lei.
- O uso é permitido para o reboque temporário de um veículo até um local seguro ou oficina.
- É obrigatório que haja um condutor habilitado no veículo que está sendo rebocado.
- O veículo rebocado deve estar com o sistema de direção e os freios em perfeito funcionamento, para que o condutor possa manobrá-lo e freá-lo em sincronia.
- O equipamento deve ser um cambão rígido, com engates reforçados. Cordas, correntes ou cabos flexíveis são estritamente proibidos.
- O conjunto deve ter sinalização adequada, com as luzes do veículo rebocado funcionando ou com sinalização externa.
- É proibido rebocar um veículo sem um motorista ao volante.
- É proibido se o sistema de freios ou direção do veículo rebocado estiver com defeito.
- O uso em rodovias de pista simples com tráfego intenso ou sem acostamento adequado deve ser evitado por questões de segurança.
- Não se deve utilizar o cambão para rebocar veículos muito mais pesados que o veículo trator.
Multas e Penalidades por Uso Irregular
- Multa: R$ 195,23
- Pontos na CNH: 5 pontos
- Medida Administrativa: Possível retenção do veículo até a regularização.
A principal norma que rege o uso de cambão é a Resolução CONTRAN nº 197/2006 (e suas atualizações). Ela estabelece a obrigatoriedade da rigidez do engate e do controle do veículo rebocado.
- Ambos os veículos (trator e rebocado) devem estar com o CRLV-e em dia.
- Ambos os condutores devem portar CNH válida e compatível com a categoria dos veículos.
Requisito | Obrigatório? |
---|---|
Veículo rebocado com condutor | |
Direção e freio funcionando | |
Engate rígido, metálico e seguro (Cambão) | |
Sinalização traseira visível | |
Rebocar sem condutor | |
Uso de cordas ou cabos |
Se você não se sente seguro para realizar o reboque ou se o seu veículo não atende aos requisitos (ex: freios com defeito), a melhor opção é sempre chamar um serviço de guincho profissional. Para emergências em rodovias, salve nosso guia de contatos das concessionárias.
E para qualquer negociação que envolva encontrar alguém para ajudar, valide a identidade com o ID Guardian PagCar (disponível em app.pagcar.com.br).