Guia de Pedágios no Brasil (2025): Free Flow e Tradicionais
Entenda a expansão dos pedágios sem cancela, como pagar e como se planejar para evitar multas.
Publicado em: 15 de Julho de 2024

O que é o Pedágio Free Flow (Sem Cancela)?
O sistema Free Flow utiliza pórticos equipados com sensores e câmeras para identificar os veículos que passam por eles, eliminando a necessidade de praças de pedágio com cancelas. A identificação é feita de duas formas:
- TAG de Pagamento Automático: Para veículos com adesivos de empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, etc., a cobrança é debitada diretamente na fatura.
- Leitura da Placa: Para veículos sem TAG, as câmeras registram a placa. O motorista tem, então, um prazo para realizar o pagamento de forma ativa.
O objetivo é tornar as viagens mais rápidas, seguras e justas, com cobrança proporcional ao trecho percorrido.
Como Evitar a Multa por Evasão?
Não pagar o pedágio (tradicional ou free flow) em até **15 dias** (prazo que pode variar por concessionária, verifique!) é considerado evasão. A multa é de **R$ 195,23 (infração grave) + 5 pontos na CNH**, além de juros sobre o valor do pedágio. A forma mais segura de evitar a multa é utilizando uma **TAG de pagamento automático**.
Fontes para Consulta e Conclusão
Para se manter atualizado, consulte regularmente:
- ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres): Para regulamentações e notícias oficiais.
- Sites das Concessionárias: (Ex: CCR, EcoRodovias, CSG, Novo Litoral) para informações sobre as rodovias que administram.
- Ferramentas de Mapas: Google Maps e Waze geralmente incluem alertas de pedágio.
A expansão do Free Flow é uma realidade. Planeje-se, utilize TAGs de pagamento e consulte as ferramentas da PagCar para evitar surpresas e multas.