Simulador e Guia de Óleo Lubrificante
Receba uma recomendação de óleo e aprenda tudo sobre a troca correta para garantir a saúde do motor do seu veículo.
Aviso Importante
Muitos acham que "uso severo" é apenas para quem corre ou usa o carro para trabalho pesado, mas na maioria das vezes, o uso urbano é o mais severo para o motor.
Condições de Uso Severo:
- Trajetos curtos (menos de 15-20 minutos), onde o motor não atinge a temperatura ideal.
- Trânsito intenso no anda-e-para das cidades.
- Estradas de terra, poeira ou lama frequentes.
- Uso para rebocar cargas ou com o veículo muito pesado.
Se você se encaixa no uso severo, a recomendação é reduzir o intervalo de troca (seja KM ou tempo) pela metade do que o manual indica para uso normal.
Óleo Mineral
Obtido do refino do petróleo. É mais barato, mas tem menor durabilidade e exige trocas mais frequentes (geralmente a cada 5.000 km ou 6 meses). Indicado para motores mais antigos e menos exigentes.
Óleo Semissintético
Uma mistura de base mineral com aditivos sintéticos. Oferece um bom equilíbrio entre custo e performance, com durabilidade intermediária (geralmente a cada 7.500 km ou 12 meses).
Óleo Sintético
Produzido em laboratório com alta tecnologia. É o mais avançado, oferecendo maior proteção, resistência a altas temperaturas e durabilidade. Permite intervalos de troca mais longos (geralmente a cada 10.000 km ou 12 meses) e é o mais indicado para motores modernos e de alta performance.
SAE (Ex: 10W-40): Refere-se à viscosidade do óleo. O primeiro número seguido de "W" (Winter/Inverno) indica a fluidez a frio. Quanto menor, mais fácil a partida a frio. O segundo número indica a viscosidade a quente (100°C). Quanto maior, mais proteção em altas temperaturas.
API (Ex: SL, SN, SP): Classificação do Instituto Americano do Petróleo que indica o nível de performance e aditivação do óleo. As letras seguem a ordem alfabética: um óleo API SP é mais moderno e superior a um SN, que é superior a um SL, e assim por diante. Use sempre a classificação recomendada no manual ou uma superior, nunca inferior.
NUNCA misture óleos de especificações diferentes.
Misturar óleos com viscosidades (SAE) ou níveis de performance (API) diferentes pode comprometer a lubrificação e causar danos severos ao motor.
SEMPRE troque o filtro de óleo.
O filtro retém as impurezas. Manter o filtro antigo é como tomar banho e vestir a mesma roupa suja: o óleo novo será contaminado imediatamente.
Consulte o Manual do Proprietário.
A recomendação do fabricante é a fonte de informação mais segura e precisa para o seu veículo. Esta calculadora é um guia, mas o manual é a regra.