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Simulador e Guia de Óleo Lubrificante

Receba uma recomendação de óleo e aprenda tudo sobre a troca correta para garantir a saúde do motor do seu veículo.

Simulador de Óleo
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Guia Rápido da Troca de Óleo
Entenda os conceitos chave para uma manutenção perfeita.
Uso Severo vs. Normal: Qual é o seu?

Muitos acham que "uso severo" é apenas para quem corre ou usa o carro para trabalho pesado, mas na maioria das vezes, o uso urbano é o mais severo para o motor.

Condições de Uso Severo:

  • Trajetos curtos (menos de 15-20 minutos), onde o motor não atinge a temperatura ideal.
  • Trânsito intenso no anda-e-para das cidades.
  • Estradas de terra, poeira ou lama frequentes.
  • Uso para rebocar cargas ou com o veículo muito pesado.

Se você se encaixa no uso severo, a recomendação é reduzir o intervalo de troca (seja KM ou tempo) pela metade do que o manual indica para uso normal.

Tipos de Óleo: Mineral, Semissintético e Sintético

Óleo Mineral

Obtido do refino do petróleo. É mais barato, mas tem menor durabilidade e exige trocas mais frequentes (geralmente a cada 5.000 km ou 6 meses). Indicado para motores mais antigos e menos exigentes.

Óleo Semissintético

Uma mistura de base mineral com aditivos sintéticos. Oferece um bom equilíbrio entre custo e performance, com durabilidade intermediária (geralmente a cada 7.500 km ou 12 meses).

Óleo Sintético

Produzido em laboratório com alta tecnologia. É o mais avançado, oferecendo maior proteção, resistência a altas temperaturas e durabilidade. Permite intervalos de troca mais longos (geralmente a cada 10.000 km ou 12 meses) e é o mais indicado para motores modernos e de alta performance.

Entendendo a Nomenclatura: 10W40, API SP...

SAE (Ex: 10W-40): Refere-se à viscosidade do óleo. O primeiro número seguido de "W" (Winter/Inverno) indica a fluidez a frio. Quanto menor, mais fácil a partida a frio. O segundo número indica a viscosidade a quente (100°C). Quanto maior, mais proteção em altas temperaturas.

API (Ex: SL, SN, SP): Classificação do Instituto Americano do Petróleo que indica o nível de performance e aditivação do óleo. As letras seguem a ordem alfabética: um óleo API SP é mais moderno e superior a um SN, que é superior a um SL, e assim por diante. Use sempre a classificação recomendada no manual ou uma superior, nunca inferior.

Avisos Críticos de Segurança

NUNCA misture óleos de especificações diferentes.

Misturar óleos com viscosidades (SAE) ou níveis de performance (API) diferentes pode comprometer a lubrificação e causar danos severos ao motor.

SEMPRE troque o filtro de óleo.

O filtro retém as impurezas. Manter o filtro antigo é como tomar banho e vestir a mesma roupa suja: o óleo novo será contaminado imediatamente.

Consulte o Manual do Proprietário.

A recomendação do fabricante é a fonte de informação mais segura e precisa para o seu veículo. Esta calculadora é um guia, mas o manual é a regra.